Essa é uma imagem muito bonita de se ver. Muito frequente no natal e ano novo, mas muitas pessoas acabam soltando fogos de artifício ou rojões para comemorar aquele jogo de futebol, casamento e etc. Quem tem bichinho de estimação em casa sabe muito bem que além de lindos, esses fogos são bem barulhentos e agressivos!
É importante saber que os cachorros possuem a audição quatro vezes a mais do que a nossa, por isso os barulhos se tornam tão intensos para eles!
Alguns cães demonstram mais do que outros em relação a isso, alguns se sentem apenas incomodados enquanto outros chegam a entram em pânico, se enforcando com a própria coleira, pulando de janelas de apartamentos, quando for o caso, chegam a ter convulsões e até paradas cardiorrespiratórias!
Uma forma de perceber que seu cãozinho está ficando apavorado, é observar os sinais demonstrados por ele, sendo eles: tremores, hiperatividade, roem ou atacam objetos, encondem-se, arfam, procuram atenção, tentam fugir, choram e ladram (latem).
Nesta hora, não tente acalmá-lo com carinho e voz terna, eles reagem a isto como um incentivo ao medo, e por mais difícil que seja, ignore esses sinais de medo, e recompense-o sempre que se mostrar mais calmo. Com sua passagem de confiança ao seu amigo, ele vai perdendo o medo progressivamente. Uma medida é não deixar o cão nunca sozinho nesses momentos, tente isolar ao máximo o barulho para que não o assuste tanto, dê brinquedos e comida para acalmá-lo. Uma outra forma de medida é a dessensibilização, ou seja, ir aos poucos acostumando o animal com os barulhos estrondosos, faça isso utilizandos sons diários, sons de panela, pratos, martelo, etc. Com isso ele irá se acostumar com barulhos mais altos e o som dos fogos não será tanto agressivo!
Cuide de suas fofurinhas, cuide com amor! E por hoje é isso, espero que tenham gostado e continuem me acompanhando nesse cantinho, afinal, ele é nosso! Me acompanhem nas redes sociais, é só clicar nos ícones aqui embaixo 👇🏼👇🏼! Fiquem com Deus meus finuus, até breve, beijooos 😘💕
Nenhum comentário:
Postar um comentário